15 de junho de 2016 - 15:48

Dicas para quem quer se tornar um doador de sangue

Baixada Fácil

Dicas para quem quer se tornar um doador de sangue

Neste dia 14 de junho comemorou-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Aproveitando essa data e com o objetivo de incentivar e esclarecer as principais dúvidas de quem pretende doar sangue, mas tem algum receio, o Grupo NotreDame Intermédica reuniu as dicas organizadas pela Dra. Fernanda Maria Santos, médica hematologista. Uma simples doação de sangue pode ajudar até quatro pessoas.


O que é necessário para doação de sangue – Vontade de ajudar, disponibilidade de poucos minutos, sinceridade e responsabilidade.


Como doar – Para doar, basta procurar um posto de doação ou banco de sangue mais próximo munido de um documento com foto e estar disponível por40 a 60 minutos.


Etapas da doação – Na primeira etapa, o interessado realiza o seu cadastro, onde fornece seus dados e recebe um cartão com código de barras. Logo em seguida, é realizado um teste rápido para garantir que o interessado não esteja anêmico. Também são verificados os sinais vitais, como frequência cardíaca, peso, pressão arterial e temperatura corporal. Depois é a vez da triagem clínica, onde o interessado realiza uma entrevista confidencial onde é verificado se a doação pode trazer riscos ao receptor ou ao próprio doador. Nesta etapa, é realizado o chamado ‘Voto de Exclusão’, onde confidencialmente o interessado responde a seguinte pergunta: Você apresenta situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis? Independente da resposta, o sangue será coletado.


A coleta – Finalmente, é chegada a etapa da coleta, que é realizada de maneira totalmente segura. Ela é realizada com material descartável, por meio de punção venosa, onde é retirado cerca de 450 ml de sangue. A coleta não dura mais que 10 minutos.


Pós-coleta – Após a doação, todos devem permanecer por 15 minutos no ambiente do banco de sangue, onde o interessado receberá um lanche. O curativo deve ser mantido por quatro horas e durante este período o doador precisa evitar esforço físico e beber bastante líquido e não deve ingerir bebida alcoólica. Homens devem esperar 2 meses para realizar uma nova doação e só devem doar no máximo quatro vezes por ano. Mulheres devem aguardar três meses para doar novamente e só podem realizar a doação no máximo três vezes por ano.


Impedimentos – Existem impedimentos temporários e os definitivos. Alguns exemplos de impedimentos temporários são: gripe, diarreia e febre, tatuagem e maquiagem definitivas, ter realizado uma cirurgia ou endoscopia ou procedimento dentário recentemente, estar gestante ou até 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana, estar amamentando ou estar exposto a situações de risco para DST’s.


Já alguns exemplos de impedimentos definitivos são: hepatite após os 11 anos de idade, hepatite B e C, AIDS, doença de chagas, malária, HTLV I e II e o uso de drogas injetáveis.


 


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação