26 de outubro de 2016 - 20:27

Circo-escola da Baixada recebe ex-ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Baixada Fácil

Circo-escola da Baixada recebe ex-ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

O Circo Escola Benjamim de Oliveira, localizado no bairro Venda Velha, em São João de Meriti, será um dos espaços de programação da 6ª edição do evento Ciclo Ato Criador – Outros Possíveis. Nesta quinta-feira, 27 de outubro, às 18h30, a ex-ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, fará uma palestra com o tema “Descolonização das Expressões”. A entrada é gratuita e haverá certificado de participação para os interessados. Inscrições pelo e-mail debates@seessarua.org.br. O Circo Escola Benjamim de Oliveira fica na rua Eugênio de Menezes, esquina com rua João Antônio Sendas, s/nº, no antigo espaço de eventos da cidade. Mais informações pelos telefones 99500-1067 ou 96423-2591.


A abertura do evento, a partir das 17h, ficará por conta do espetáculo “Pan O Circo da Terra do Nunca” e os “Malabaristas do Sinal Vermelho”. A apresentação é da trupe Malungos de Circo-Teatro, formada por educandos do Circo-Escola Benjamim de Oliveira. A contação de história em circo-teatro, inspirada na música Malabaristas do Sinal Vermelho, de João Bosco, faz trilhas pelo clássico Peter Pan, com diversas técnicas circenses como acrobacias, equilibrismo, trampolins acrobáticos, danças aéreas e maculelê. O Circo-Escola Benjamin de Oliveira faz parte do projeto Território de Educação para Promoção das Relações Etnico-Raciais (Tepir), da Ong Se Essa Rua Fosse Minha (SER), com patrocínio da Petrobrás, apoio da Unicef e de uma organização de cooperação internacional de Viena, na Áustria.


Nilma Lino Gomes é pedagoga e tornou-se a primeira mulher negra do Brasil a comandar uma universidade federal, ao assumir o comando da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Sua palestra, “Descolonização das Expressões”, faz parte da programação do Ciclo Ato Criador, que este ano celebra 10 anos com uma série de encontros gratuitos guiados pelo tema “Outros Possíveis”.


Criado em 2006 com o título de "A Teatralidade do Humano", o Ciclo Ato Criador reúne grandes personalidades da cultura, da economia, da política, da comunicação, do meio ambiente e de outros saberes na busca por uma reflexão interdisciplinar do mundo em que vivemos. Este ano, com o tema Outros Possíveis, tem o objetivo principal de instigar o pensamento e mostrar a capacidade humana de se reinventar.


O Ciclo Ato Criador ­Outros possíveis vai ocupar, até dezembro, o Oi Futuro Flamengo, o Oi Futuro Ipanema, espaços do Centro de Artes UFF e dos municípios de Mesquita, Belford Roxo, São João de Meriti e Japeri.


 


  • Seus dados

  • Nome completo *
    Digite seu nome completo
  • E-mail *
    Digite seu nome completo

  • Dados dos seus amigos

  • Limite de 10 e-mails por envio.
  • Nomes *
    Caso queira enviar para vários amigos, basta separar os nomes com vírgulas.
    Exemplo: George Gonçalo, Ana Leticia, Mauro Gomes
  • E-mails *
    Digite os e-mails dos seus amigos. Siga a mesma ordem dos nomes.
    Exemplo: george@email.com, ana@email.com, mauro@email.com
  • Mensagem *
    Essa mensagem será enviada para seus amigos, junto com a indicação